Após formar no ensino médio, é chegada a hora de o estudante decidir qual carreira trilhar, para alguns essa decisão é simples, porém, para a maioria dos estudantes, a hora de escolher o que cursar é um momento de grande desespero.
O Guia do Estudante publicou um post muito interessante sobre as dificuldades que os estudantes enfrentam na hora de escolher a profissão, e deu algumas dicas para solucionar esses problemas.
No primeiro momento, é importante separarmos os nossos sonhos de infância da realidade, um processo que é bastante comum na escolha é a vivência da profissão. De acordo com a psicóloga Camila Alves Fior, do Programa de Orientação Profissional da PUC Minas, a escolha da profissão é feita por um contato positivo que se tem da carreira, não por um caráter impositivo.
Em alguns casos, as pessoas percebem que fazendo uma pequena “adaptação” no sonho de infância, pode torna-lo realidade. O Guia do Estudante exemplificou essa teoria com a ajuda da estudante Rafaela Carvalho, ela explicou que desde pequena gostava de contar histórias e manifestava o desejo de ser tornar escritora, entretanto com o passar do tempo esse desejo foi enfraquecendo, e ela descobriu que poderia traçar um caminho semelhante exercendo a profissão de jornalista.
Outro caso muito frequente de acontecer, é a forte influência familiar acabar predominando sobre a real vontade do estudante, muitas vezes, fazendo com que ele acabe escolhendo uma profissão única e exclusivamente para fazer a vontade dos pais, esse caminho não é muito interessante. Para a psicóloga Camila Fior, a melhor coisa a se fazer nesses casos, é dialogar com os pais e expor os motivos que o levaram a escolher determinada profissão, é importante conhecer bem o curso que pretender fazer, visto que, ter bons argumentos na hora da conversa é fundamental para convencer os pais.
Esperamos que esse post possa ajuda-lo a trilhar uma carreira de sucesso!
Continue acompanhando o blog da RBL, envie críticas e sugestões pelo nosso email de contato! Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário