quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

4 Dicas para vencer a distração no trabalho.

A equipe da Exame.com entrevistou Renato Marques, auto do livro "Faça seu cérebro trabalhar para você".



1 - Estados Negativos;

A alteração do nosso estado emocional, quando negativamente compromete e muito a concentração no trabalho.

Segundo Renato, é necessário analisar as situações quadro a quadro, analisando se vale a pena mesmo se estressar por isso. Se você pensar que sua produtividade vai cair, tente agir tentando alcançar o equilíbrio na tentativa de minimar as influências negativas. É bem mais complicado fazer do que falar, no entanto, se você quer ter uma boa qualidade de vida profissional esse é o caminho.

2 - Falta de Motivação

Segundo Alves, “Motivação está para concentração como a água para o corpo humano, ou seja, a relação é total”. De acordo com ele, a falta de concentração está inteiramente ligada com o fato de você não estar interessado na tarefa que precisa executar.

A dica é: Faça duas perguntas para você mesmo. Quais são as atividades que você mais consegue focar a atenção no trabalho? Que atividades você conseguiria realizar com foco total mesmo que houvesse um trator trabalhando ao seu lado? Assim você vai perceber quais são as tarefas que você mais gosta e, portanto, consegue se manter concentrado.

3 - Desorganização

Uma mesa bagunçada pode ser um grande facilitador para a distração, segundo Alves.

A dica para isso é eliminar ao máximo os estímulos desnecessários. Ele também recomenda que a mesa de trabalho esteja totalmente limpa com pouco ou nenhum papel que não esteja sendo usado.

4 - Muitas atividades ao mesmo tempo

Pode não ser assim com todos, mas para a maioria das pessoas, manter a concentração em várias atividades ao mesmo tempo é bem difícil, além de quando chegar ao final do dia, você se da conta que terá que levar trabalho pra casa.

A dica de Alves para essa situação é que quando foi possível, opte por fazer uma atividade de cada vez é uma forma de se disciplinar. “Segundo estudos, um profissional focado e que faz uma atividade de cada vez reduz em até 74% o tempo de execução de tarefas, ou seja, é infinitamente mais produtivo”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário